O projeto

Nos últimos anos, os consumidores têm-se tornado cada vez mais exigentes nos alimentos e bebidas que consomem, deixando de se preocupar exclusivamente com o perfil nutricional e organolético do produto e estando mais atentos aos ingredientes que são adicionados. Neste sentido, existe a necessidade de os produtores se reinventarem para irem de encontro às novas necessidades do mercado e atender ao novo perfil de consumidor.

O projeto Bio4Drinks tem como missão capacitar os produtores de forma a que possam criar bebidas que minimizem a utilização de produtos artificiais, tendo por base a utilização produtos exclusivamente naturais e de baixo impacto na saúde.




Valorização

Um dos pressupostos do projeto Bio4Drinks baseia-se na valorização de subprodutos provenientes da industria agroalimentar, que atualmente não têm nenhum ou um valor residual de mercado.

A industria da produção de castanha utiliza essencialmente apenas o fruto como base de negócio, sendo que ao longo de todo o processo são obtidos vários subprodutos vegetais com interesse para outras aplicações em novos produtos.



Sustentabilidade

Os extratos dos subprodutos da castanha contribuem ativamente para a sustentabilidade desta indústria, pelo desenvolvimento de novas aplicações de modo a valorizar o potencial biológico destes produtos.



Saúde 

A substituição de produtos artificiais por produtos naturais, minimiza em larga escala os impactos já conhecidos na saúde do consumidor final, promovendo uma exponenciação do número de novos consumidores.